angelofaleiro

histórias e pensamentos aleatórios para quem quiser ler


As andorinhas, o tempo e as oportunidades

Trata-se de uma pequena observação sem nenhum caráter científico: ao final do dia, as andorinhas gostam de voar pelo céu. Não acho que seja sem motivo. Essa também é a hora em que os insetos noturnos – pernilongos, muriçocas e outros – deixam seus esconderijos. As andorinhas saem em busca de alimento em um momento de grandes probabilidades de êxito. Muitos insetos no ar significam que muitas andorinhas ficarão com suas barriguinhas cheias.

Fiquei pensando que, por escolherem a hora mais propícia do dia, as andorinhas precisam fazer menos esforço para se alimentarem muito melhor. Se saíssem com o sol do meio-dia, não teriam tanto sucesso.

Os seres humanos têm algo a aprender com isso. Sobre buscar o momento ótimo, o mais propício a fazer algo. Pois há tempo certo para tudo, disse o sábio.

Às vezes, temos pressa e queremos as coisas no tempo do nosso desejo. Cobramos maturidade demais de quem está em processo de amadurecimento. Desejamos promoções na carreira quando ainda estamos adquirindo as competências necessárias para os cargos mais altos. Queremos perder o peso que ganhamos por anos em poucas semanas. Achamos que nosso casamento deve ser perfeito, apesar de estarmos apenas no começo dele. 

Às vezes, também pode acontecer de sermos lentos para agir e perdermos o tempo certo para algo. A oportunidade do amor que passa porque fechamos os olhos para quem está ao nosso redor. A chance de um ganho maior que nos foge porque somos dominados pelo medo. A experiência inesquecível que perdemos porque não insistimos um pouquinho mais.

É verdade que algumas oportunidades são como ondas do mar que não voltam jamais. Passou e pronto. Mas, felizmente, também é verdade que algumas chances se repetem. Não necessariamente do mesmo jeito que da primeira vez, mas elas se abrem novamente para nós. 

E como é bom que as coisas sejam assim. Porque há coisas que só deveriam acontecer em um momento exato. Se acontecem depois, bagunçam nossa vida toda. E há coisas que podem acontecer em diferentes momentos da nossa vida. E tudo bem.

É final da tarde. O céu do cerrado no final de março está azul e com poucas nuvens. É hora de as andorinhas voarem em busca de alimentos. Ali estão elas. Nem antes, nem depois. Apenas no momento certo. É a sabedoria da natureza nos ensinando sobre o tempo e as oportunidades.



O que você achou? Amo ler comentários :)

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Descubra mais sobre angelofaleiro

Assine agora mesmo para receber os novos textos em sua caixa de e-mail.

Continue lendo